Pele Oleosa : Rotina de Beleza

Oiiii meninas =)
Excesso de brilho, maquiagem que não dura, poros visíveis. Esses são incômodos frequentes de quem sofre com a oleosidade. Confira as dicas para cuidar do problema e manter a pele sequinha durante o dia todo.


De onde vem?

O rosto é uma região com grande quantidade de glândulas sebáceas. Somado a isso, o clima tropical faz com que as brasileiras padeçam de um mal comum: pele engordurada e brilhante. Predisposição genética, alterações hormonais e uso de medicamentos como corticoides são outros fatores que influenciam o quadro.

Limpeza


Prefira sabonetes com ácido salicílico ou enxofre na composição. Esses ativos têm ação potente na redução da oleosidade, limpam profundamente a pele e impedem o aparecimento da acne. Lave o rosto de uma a duas vezes ao dia apenas. Exagerar na dose pode causar o chamado efeito rebote - quando a epiderme entende que precisa de hidratação extra na superfície e aumenta a produção de sebo. 

Tonificação


Depois da higienização, utilize uma loção tônica para regular o tamanho dos poros dilatados e reequilibrar o pH da pele. Procure na fórmula por ativos como mentol, hamamélis, alecrim, calêndula e sálvia.

Hidratação



Engana-se quem pensa que a pele oleosa não precisa ser hidratada. Escolha produtos de textura leve - preferencialmente em gel, fluida ou gel-creme - e livres de óleo. Melhor ainda se tiverem filtro solar e ação matificante. 

Primer



Invista nele para disfarçar os poros e eliminar instantaneamente o brilho do rosto. Bônus: faz o make durar mais tempo na pele. 

Demaquilante



Limpar a pele antes de dormir é cuidado obrigatório. O acúmulo de sujeira, resíduos de maquiagem e gordura nos poros favorece o aumento da oleosidade e a ação de bactérias responsáveis pela acne. Existem demaquilantes próprios para a pele oleosa, com ingredientes que controlam a produção de sebo, como o zinco.

Manutenção
Lenços antibrilho devem estar sempre à mão. Com microporos, essas folhinhas absorvem a gordura e o suor de forma imediata. Basta pressioná-las levemente no rosto, a qualquer hora do dia. Fique tranquila: sua maquiagem vai continuar intacta.

Convivendo com o inimigo



Fuja dos fatores que podem fazer seu esforço em controlar o brilho da pele ir por água abaixo.

Franja
A oleosidade do cabelo e do couro cabeludo pode deslizar pelos fios e chegar à testa. Outro empecilho: a franja dificulta a troca de calor entre a pele e o ambiente. Se você não abre mão desse tipo de corte, use um xampu específico para cabelo oleoso e, quando possível, prenda a franja para evitar o contato com o rosto.

Ar condicionado
Ele resseca o ambiente, contribuindo para a desidratação da pele. Ao passar um tempo longo em locais com ar condicionado, o organismo entende que precisa produzir mais óleo para reduzir a perda de água. Ingerir bastante líquido diminui o efeito nocivo do aparelho.

Água quente
O problema causado é semelhante ao do ar condicionado: a água quente elimina a barreira de gordura natural da pele, estimulando a produção de mais oleosidade. Por isso, a melhor temperatura para lavar o rosto é a fria. 

Essas são as dicas que eu gostaria de passar pra vocês que assim como eu sofrem  com a pele oleosa, com alguns cuidados diários dá sim para controlar a oleosidade numa boa!
Espero que o post seja útil de alguma maneira, e não esqueçam de compartilhar comigo as suas dicas e truques, vou amar saber!
Beijinhos e ótimo domingo à todas!

Share this:

, , , ,

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Muito bom esse post!
    Tenho pele oleosa e sofro com a tal acne, muito ruim.
    Parabéns pelo blog e sucesso! Beijos

    http://thaylorrany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Thaynara =)
      Tbm sofro muito com isso, mais te garanto que esses cuidados melhoram muito nossa pele!
      Beijinhos

      Excluir

'. Tecnologia do Blogger.