Cosméticos Orgânicos x Naturais x Sintéticos

Oii meninas
Hoje trouxe um post um pouquinho mais informativo pra vocês. Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dos cosméticos orgânicos, naturais e também dos sintéticos.
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre eles?
Os cosméticos com alta concentração de ingredientes retirados da natureza - os orgânicos e naturais - estão conquistando cada vez mais espaço no nécessaire. Por outro lado, os sintéticos, com matérias-primas criadas em laboratório, continuam sendo maioria.



Orgânico

Ingredientes naturais cultivados sem agrotóxicos ou qualquer substância sintética compõem 95% da fórmula. Leva óleos essenciais como conservantes, e as embalagens poluem o mínimo possível o meio ambiente. No frasco, os selos internacionais Icea e Ecofert, assim como o nacional IBD, atestam que o cosmético é mesmo orgânico.

Benefícios
Tende a causar menos irritações na pele. Ainda contribui para a conservação do meio ambiente: a espuma dos xampus orgânicos, por exemplo, não agride a natureza. A durabilidade é a mesma de outros cosméticos: cerca de dois anos.

Desvantagens
Como não tem ativos sintéticos para potencializar sua ação, pode demorar um pouco mais para fazer efeito. Ainda assim, os resultados são duradouros. Também é mais difícil de ser encontrado e, em geral, tem preço elevado, pois o custo de produção é mais alto.


Natural

Em torno de 70% de seus ingredientes são retirados da natureza, mas eles não precisam ter passado pelos rígidos critérios de plantio dos orgânicos. Além disso, os 30% restantes podem ser sintetizados em laboratório. Leva conservantes artificiais ou naturais. Um dos selos da categoria é o alemão BDIH.

Benefícios
Alguns componentes naturais são mais poderosos que os químicos no combate às rugas e na melhoria do tônus da pele. É o caso da camélia. Às vezes, a estrutura de uma planta é tão complexa que não se consegue reproduzi-la em laboratório

Desvantagens
Há pessoas que desenvolvem alergias a produtos de origem natural. Antes de usar, vale consultar seu médico sobre eventuais reações anteriores a cremes com ingredientes naturais ou até a determinados alimentos.


Sintético

É a categoria mais presente no mercado. As matérias-primas são inteiramente sintetizadas em laboratório e podem imitar ingredientes da natureza ou nascer de elementos artificiais, como um ativo patenteado. Entre os conservantes, os parabenos são os mais usados, mas há o fenoxietanol, que é um álcool.

Benefícios
Entre os produtos para o cabelo, essa classe sai na frente, pois contém silicone, que deixa os fios macios. Outra vantagem é que, com o crescente investimento da indústria em novas tecnologias, há atualização constante das fórmulas, que contêm cada vez mais itens eficazes e multifuncionais.

Desvantagens
Pode levar substâncias derivadas do petróleo, como vaselina e parafina, que, segundo alguns estudiosos, são um risco à pele. O uso dos parabenos também é polêmico, já que há quem os relacione ao surgimento de cânceres - embora isso não seja comprovado por nenhuma pesquisa.

Espero que o post de hoje possa ajudar a esclarecer as dúvidas sobre esses cosméticos. Lembrando que mais importante que uma embalagem bonita e bom preço é muito importante verificar a composição e origem de determinado cosmético para evitar futuros problemas.
Se tiverem mais alguma dúvida a respeito é só deixar nos comentários ok?!
Não esqueçam de seguir o blog para saber das novidades =)
Beijinhos e até mais... =)

Share this:

, , ,

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Oiiie' Muito bom o post! Sucessos pra ti.
    Já estou seguindo aqui, pode retribuir?

    http://tudocaprichado2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Myllene =)Vou retribuir sim !!
      Fico muito feliz que tenha gostado ^^
      Sucesso pra ti tbm!!!
      Beijos

      Excluir

'. Tecnologia do Blogger.